Projeto “Conectar Queimados” promove oficinas sobre mobilidade sustentável em escolas da rede municipal

agosto 5, 2019 /

Com o apoio da associação Pedala Queimados, atividade vai coletar opiniões de alunos acerca de projeto de reestruturação do entorno da estação ferroviária

Mudanças para mais qualidade de vida. Essa é a ideia principal do Projeto ‘Conectar Queimados’, que em parceria com a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Educação – e a Associação Pedala Queimados, promoverá oficinas em escolas municipais da cidade com o objetivo de sensibilizar estudantes sobre a mobilidade sustentável. Entre os dias 5 e 8 de agosto, as atividades contemplarão estudantes da Primeira Igreja Batista e Washington Manoel, além de alunos do projeto social Golfinhos da Baixada.

A iniciativa faz parte do Conectar Queimados, projeto que tem como objetivo reestruturar o entorno da estação ferroviária da cidade, facilitando o deslocamento das pessoas que utilizam o trem e as linhas de ônibus, bem como os que preferem meios como caminhada e bicicleta. A iniciativa está sendo financiada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio de recursos do Banco Mundial.

Por meio de atividades lúdicas, a iniciativa “Mobilidade nas Escolas” irá estimular os alunos a refletir sobre seus deslocamentos diários para a escola e melhorias que poderiam ser feitas para tornar as ruas mais seguras e interessantes. O cotidiano será o ponto a partir do qual os estudantes produzirão maquetes e ilustrações que serão apresentadas na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade, no dia 9 de agosto às 16h.

Participação Popular

A participação dos queimadenses no projeto é fundamental, e é por este motivo que o projeto tem ampliado o diálogo com a população local. Nos últimos meses foram realizadas apresentações públicas do projeto,oficinas e pesquisas de percepção com os moradores. A população também pode colaborar com o projeto por meio do site – no qual é possível contribuir com sugestões, reclamações e solicitar informações sobre o plano – e também por meio da página do Facebook.

“Todas as contribuições das atividades feitas pelo Conectar Queimados estão sendo coletadas e serão consideradas pela equipe técnica responsável por elaborar o plano de reestruturação urbana do entorno da estação ferroviária de Queimados”, disse o Gerente de Projetos de Desenvolvimento Urbano (ITDP), Iuri Moura.

????????????????????????????????????

Serviço

Oficinas sobre mobilidade sustentável nas escolas de Queimados e exposição na praça Praça Nossa Senhora da Conceição

Quando? 

E.M. Primeira Igreja Batista (08/08 – 7h)

E.M. Washington Manoel (08/08 – 10h)

Golfinhos da Baixada (08/08 – 14h30)

Exposição na Praça Nossa Senhora da Conceição (09/08 – 16h)

Conectar Queimados 

http://conectarqueimados.com.br/

contatoconectarqueimados@gmail.com

(21) 3153-1764

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.