Primeiro encontro do Inova jovem reúne empreendedores em Queimados

junho 28, 2019 /

A Prefeitura Municipal de Queimados, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na tarde desta quinta (27), o primeiro encontro com os jovens selecionados para participarem do curso de empreendedorismo. O evento reuniu cerca de pessoas com visão empreendedora.

O projeto que pertence à Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), com aplicação da Besouro Agência de fomento social, visa promover a emancipação financeira, gerar renda e reduzir a condição de vulnerabilidade social por meio da capacitação gratuita dos jovens. Na prática, os alunos são instruídos desde a criação da marca e da identidade visual nos negócios até os estudos da concorrência e do lucro. Eles também aprendem a gerir as mídias sociais, tão importantes no cenário comercial dos dias de hoje.

Para o professor e subsecretário da coordenadoria da Juventude, Fellip Castelano, o apoio da Prefeitura de Queimados foi essencial para o acontecimento do projeto: ” O governo municipal vem tendo êxito desde a primeira edição do curso. Já conseguimos a impressão das apostilas para os alunos sem qualquer custo, por exemplo. É preciso vencer a barreira do desemprego, especialmente aos mais jovens e sem muitas experiências de trabalho. As ideias empreendedoras são ótimas e o que falta, muitas vezes, é qualificação para saber gerir de forma correta” afirmou o educador.

A jovem Lorena Miranda (19) demonstrou empolgação com o curso: “Abri meu negócio virtual ‘Lores Store’ no inicio do ano, vendendo roupas e cosméticos artesanais, pois, é muito difícil conseguir emprego. Esse curso me ajudará a abrir ainda mais portas. Espero que a loja cresça e que eu consiga tocar meu negócio adiante fazendo muitas vendas”, concluiu a moradora do bairro do Carmo.

Fruto de sucesso do curso Inova jovem de 2018, Vanessa Duraes (29), viu progredir seu negócio de vendas de bolsas: “O curso me permitiu ter uma nova visão de administração financeira que era a minha principal dificuldade. O conteúdo é muito explicativo e de fácil entendimento. Temos orientações criativas de logotipos, captação de clientes, dicas de crescimento e muito conteúdo agregador, realmente mudou a minha vida e eu alcancei objetivos jamais imaginados” afirmou a moradora do centro da cidade.

Aloma Carvalho