Pesquisa do Ibope diz que, para 59% dos brasileiros, é preciso reformar a Previdência

maio 8, 2019 /

Em meio a polêmica sobre a reforma da Previdência, o Ibope divulgou uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (8). O Ibope ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre os dias 12 e 15 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima e para baixo.

De acordo com o levantamento, 59% dos entrevistados disseram ver necessidade de mudança nas regras de aposentadoria, enquanto 36% são contra. Os outros cinco por cento não souberam responder. Já em relação ao conteúdo da proposta, 36% disseram conhecer a proposta, sendo 6% com amplo conhecimento do texto e 30% com conhecimento apenas dos principais pontos.

A pesquisa também mostrou que 72% são a favor de uma idade mínima para aposentadoria. Já para 80% dos entrevistados, as pessoas deveriam se aposentar com 60 anos ou menos, enquanto 19% acreditam que deveria ser com 61 anos ou mais.

Para o governo, a reforma da Previdência é uma das principais medidas para controlar o rombo nas contas públicas e retomar o crescimento da economia do país. O texto foi enviado em fevereiro pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional. E já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e atualmente tramita em uma comissão especial na Casa.

Aloma Carvalho