Pequenos autores participam de ‘Tarde de Autógrafos’ em escola municipal de Queimados

agosto 16, 2019 /

Dezenas de livros feitos com muito amor e lápis na mão: esses foram os ingredientes especiais para promover um dia inesquecível aos alunos da Escola Municipal Anna Maria dos Santos Perobelli, em Queimados. Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura desde a infância, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Articulação de Leitura, realizou uma ‘Tarde de Autógrafos’ para os pequenos autores, nesta sexta-feira (16). O lançamento dos exemplares ilustrados pelos próprios estudantes contou com a presença de pais e convidados, além de encenação de clássicos da literatura infantil e apresentações de dança.

Apresentação teatral dos alunos

O lançamento do livro faz parte do projeto “Contando, encantando e se comunicando na educação infantil”, desenvolvido pela Pasta desde o início do ano letivo. Cerca de 60 alunos de três turmas (uma de Pré I e duas de Pré II) utilizaram técnicas de corte, colagem, desenho e pintura para produzir os exemplares, que tiveram como base as atividades desenvolvidas pelos articuladores de leitura na sala de aula.

De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a atividade é apenas uma de muitas ações que o setor tem promovido em toda a rede. “O projeto possibilita aos alunos entrarem em contato com o mundo da leitura, podendo transmitir suas ideias e imaginações. Além de proporcionar um momento de interação com os familiares, já que eles vêm para a escola participar desse momento importante na vida dos pequenos”, afirmou o gestor.

Uma das estrelas dessa tarde, Alice, e sua mãe Marli

Uma das ‘estrelas’ do evento, a pequena Alice Gomes (5) não escondeu a alegria em ver seu trabalho pronto e impresso. “Ela passou a semana toda falando desse livro, estava toda empolgada para participar da tarde de autógrafos”, contou a mãe da estudante, Marli Gomes (25), que destacou o desenvolvimento da filha na escola. “Ela já consegue escrever o próprio nome e reconhece as letras do alfabeto. A equipe é muito atenciosa e competente”, afirmou a moradora do bairro São Francisco.

Fotos:Igor Lima

Aloma Carvalho