Padre Marcus se despede da Diocese de Nova Iguaçu com artigo para o Nova Iguassu Online sobre o tema da Campanha da Fraternidade

março 7, 2019 /

O Padre Marcus Barbosa Guimarães, Vigário Geral da Diocese de Nova Iguaçu e pároco há 9 anos da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga,  escreveu , a pedido do Nova Iguassu Online, um artigo sobre Fraternidade e Políticas Públicas, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Nascido e criado em Mesquita,  Marcus assumiu hoje (8) o cargo de Subsecretário Adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB) em Brasília. Ele será substituído pelo padre Paulo Machado na função de Vigário Geral da Diocese. Já o Vigário Paroquial será o Padre José Antônio.

 

 REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Marcus Barbosa Guimarães

A Campanha da Fraternidade é um dos principais instrumentos de evangelização da Igreja no Brasil. Ela acontece há mais de 50 anos. E no período da Quaresma, tempo litúrgico onde somos convidados à Conversão, pelas práticas do Jejum, da Esmola e da Oração. A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa profética da Igreja Católica no Brasil que, a partir da fé, a partir de Jesus Cristo e do seu Evangelho, a cada ano, procura mergulhar em algum tema de importância para toda sociedade, convidando todos os cristãos e homens e mulheres de boa vontade, a descobrirem caminhos de mais vida, justiça, paz e dignidade para nossa gente. O tema escolhido neste ano é: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS!

“Refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”, este é um dos itens do capítulo “ver” do texto base da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que traz como temática: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Segundo o documento, as políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. O item 20 do documento destaca que Políticas Públicas representam soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade. “Ela é a ação Estado, que busca garantir a segurança e a ordem, por meio da garantia dos direitos”, diz o texto.
Essa participação direta da sociedade na elaboração e implementação de Políticas Públicas está garantida na Constituição Federal de 1988 que prevê a participação popular em conselhos deliberativos que estão divididos em quatro áreas: criança e adolescente; saúde; assistência social e educação.

Todos esses conselhos funcionam a nível sejam eles municipal, estadual e federal. O objetivo desta campanha é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

  • Marcus Barbosa Guimarães permaneceu, como Vigário Geral, nove anos como um dos principais interlocutores de Dom Luciano Bergamim, Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, e sua ordenação sacerdotal, após estudos na PUC do Rio e em Roma, ocorreu em Nova Iguaçu. Muito querido pela comunidade católica da Baixada, nunca deixou de lado as Comunidades Eclesiais de Base ( CEBS) em sua região de atuação.

Aloma Carvalho