Nova Iguaçu, Belford Roxo e Queimados começam hoje ( 23 ) a vacinar idosos com mais de 70 anos contra gripe

março 23, 2020 /

Prefeitura de Nova Iguaçu adota novas medidas para vacinação contra gripe influenza com início nesta segunda-feira, 23

A Prefeitura de Nova Iguaçu implementou novas medidas na cidade para a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe influenza, que começa nesta segunda-feira (23). A ação do Ministério da Saúde, que acontece todos os anos na segunda quinzena de abril, foi antecipada em todo o país por causa da Covid-19 e vai até 23 de maio. Os idosos serão os primeiros a serem vacinados e terão três alternativas para serem imunizados: os 57 postos de vacinação do município, dois “drive thrus” e o atendimento domiciliar.

 

É importante salientar que essa vacinação não imuniza contra o coronavírus Covid-19 e quem estiver com qualquer sintoma de resfriado ou gripe não deve ser imunizado.

Os idosos acompanhados pela “Estratégia de Saúde da Família” e os atendidos pelo programa “Melhor em Casa” e pelo “Serviço de Proteção Básica no Domicílio (Assistência Social)” serão imunizados em suas próprias residências pelas equipes de Saúde da Família.

Para aqueles que não fazem parte desses programas, uma opção são os 57 postos de vacinação do município. Em parceria com o Detran e com o Shopping Nova Iguaçu, a Prefeitura também montou dois “drive thrus” para que os idosos sejam vacinados dentro do carro. O posto do Detran fica no bairro Botafogo, na Estrada de Adrianópolis s/nº, e o shopping, na Avenida Abílio Augusto Távora 1.111.

Para evitar aglomerações, foi montado um calendário de acordo com a idade do idoso.

– Idosos com 80 anos ou mais: vacinação entre os dias 23 de março e 3 de abril.

– Idoso entre 70 e 79 anos: vacinação entre os dias 23 e 27 de março.

– Idosos com idade entre 60 e 69 anos: vacinação entre os dias 30 de março e 3 de abril.

A Prefeitura já tem 29 mil doses de vacina disponíveis para a população. Todos os profissionais das Unidades de Atenção Primária atuarão para garantir o acesso à imunização.

Os servidores da Saúde também serão vacinados nesta primeira fase, nas unidades em que estão lotados. Os gestores das unidades de saúde privadas poderão solicitar as vacinas na Subsecretaria de Atenção Básica.

 Belford Roxo tem 30 locais de vacinação

A Prefeitura de Belford Roxo começa nesta segunda-feira (23/03) uma campanha de vacinação contra a gripe. A primeira fase é destinada a idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Ao todo são cerca de 30 locais de vacinação.
A segunda fase começa no dia 16 de abril e as vacinas serão aplicadas em profissionais da força segurança e salvamento. A terceira etapa, que terá início no dia 9 de maio, é mais abrangente e imunizará criança de seis meses a seis anos; portadores de doenças crônicas; adultos de 55 a 59 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente); população indígena; presos e funcionários do sistema prisional.
O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, destacou que a população não precisa se desesperar e lotar os postos de saúde, pois há vacina suficiente. “Estamos em um momento difícil por causa do Coronavírus, mas reitero o que as autoridades de saúde estão divulgando: evitem aglomerações. O objetivo é proteger todos” , destacou. “Os postos irão atender normalmente. Não há motivos para desespero e corre-corre em busca de vacina”, completou o secretário de Saúde, Christian Vieira.

Veja a relação das unidades de saúde que estarão aplicando a vacina contra a gripe

Regional Centro
Policlínica Neuza Brizola
ESF. Onofre Aniceto
ESF. Bom Pastor I e II
ESF . Bom Pastor III e IV

Regional Santa Maria

Policlínica Pastor Antonino de Oliveira
UBS. Antônio Francisco Ribeiro
UBS. Manoel Batista A.F.
UBS. Jacira Pinto Leal
ESF Xavante I e II
ESF Xavante III e IV

Regional Heliópolis

Policlínica Heliópolis
USF Sá Rego
USF Dona Isaura
ESF. São Luiz
UBS. Bela Vista
Policlínica Nova Aurora
ESF Nova Aurora

Regional Parque Amorim

Policlínica Parque Amorim

ESF Ererê
UBS Américo Vespúcio Rosa
UBS sargento Roncalli
ESF parque dos Ferreira

Regional Parque São José

Policlínica Parque São José
ESF Esperança
UBS Santa Marta
UBS Maria Amélia de A.

Queimados disponibiliza 18 unidades de saúde para vacinação

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, acontece a Campanha Nacional de Vacinação em Queimados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizará 18 unidades de saúde. A campanha começa nesta segunda-feira (23), e vai até o dia 22 de maio, esta primeira etapa da imunização será feita em idosos, acima de 60 anos e profissionais de saúde.

Na próxima quarta (25), o município recebe um reforço na campanha de vacinação. Mais três pontos de imunização (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade – Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu; Escola Municipal Nelson Carneiro – Rua Hilda Alves Pinheiro, S/N, Três Fontes e Escola Municipal Professora Diva Teixeira – Rua Pastor Antônio Martins, 253, Nova Cidade) e dois locais para atendimento “drive thru”, ou seja, o idoso nem precisará sair do carro para ser imunizado estarão abertos ao público. O novo método de vacinação será na Praça dos Eucaliptos (ao lado do viaduto) e na Praça do São Roque (próximo ao Estação Cidadania Planeta Futuro). O atendimento nestes locais também serão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o COVID-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, o reforço na vacinação é importante para alcançar o maior número de pessoas: “Vamos abrir estas três unidades extras, a fim de ter um ponto de vacinação mais próximo possível dos moradores destas localidades. Já na próxima quarta-feira estes locais estarão abertos para a imunização, além dos locais que farão o atendimento drive thru”, destacou.

Prevenção contra o coronavírus

O momento é de apreensão por causa do coronavírus e para proteger os idosos, os agentes da Secretaria de Saúde estarão orientando para evitar aglomerações. As unidades que têm espaço farão o atendimento em tendas do lado externo, evitando o ingresso do paciente em ambientes fechados. De outra forma, nos pontos de vacinação sem espaço externo, os pacientes terão acesso à sala de imunização, sem esperar na recepção evitando, assim, contatos com outros idosos.

A segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, será para vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já a última fase, que começa dia 9 de maio, imunizará crianças de 6 meses a menos de 6 anos, pessoas de 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O imunizante disponibilizado pelo governo federal é trivalente, ou seja, previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Pessoas já gripadas, com alergia a ovo ou a qualquer outro componente da vacina, não poderá fazer o uso do imunizante.

A meta do governo municipal é imunizar 95% do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde. “A vacinação é de suma importância, pois além de proteger a população, ajuda a diferenciar a gripe do COVID-19. Vale ressaltar que este imunizante não previne o novo coronavírus, mas impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria a doença”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Osiris Melo.

Para se imunizar basta procurar um dos postos mais próximos de casa portando identidade, cartão do SUS e caderneta da vacinação.

Confira os pontos da vacinação abertos

> Clínica da Família Mauro Ferreira de Castro

Travessa Campo Alegre, s/nº, Belmonte

> Clínica da Família Regina de Brito

Rua Fabrício, s/nº, Conceição

> Clínica da Família José Elias Peixoto

Rua Ana Nóbrega, s/nº, lote 12, Inconfidência

> Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas

Rua Juno, s/nº, Valdariosa

> Estratégia em Saúde da Família Vila Americana

Av. Antônio Luziario, nº 1689, Vila Americana

> Unidade Básica de Saúde Júlio Barros

Rua Alesia Santos do Nascimento, s/nº, Paraíso

> Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho

Estrada das Piabas, s/nº, Eldorado

> Clínica da Família Maria de Lurdes Campelo

Estrada das Piabas, nº 111, Santa Rosa

> Unidade Básica de Saúde Fazendinha

Rua da Conquista, s/nº, Distrito Industrial

> Clínica da Família Esmelinda Pinto de Souza

Av. Berna, lote 03 quadra 02, Vila Central

> Clínica da Família Irlan de Souza Macedo

Rua Deodoro de Almeida, s/nº, Parque Santiago

> Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas

Rua da Batalha, nº 31, Roncador

>Clínica da Família Maria Agrael de Oliveira

Rua Dona Narcisa Pereira, s/nº, Luiz Camões

> Clínica da Família Robson Romero de Oliveira

Estr. Padre José de Anchieta, nº 315, São Jorge

> Estratégia em Saúde da Família Santo Expedito

Rua São Roque, nº2, Santo Expedito

> Estratégia em Saúde da Família Jardim da Fonte

Estrada das Piabas, s/nº, Eldorado

> Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena

Rua Mário Pati Junior, s/nº, Fanchem)

> Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes

Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu

Confira os pontos da vacinação abertos a partir de quarta (25)

> Celti (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade)

Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu- Ao lado da Vila Olímpica

> Escola Municipal Nelson Carneiro

Rua Hilda Alves Pinheiro, S/N, Três Fontes

> Escola Municipal Professora Diva Teixeira

Rua Pastor Antônio Martins, 253, Nova Cidade

Pontos de vacinação drive thru

> Praça dos Eucaliptos (Ao lado do Viaduto)

> Praça do São Roque (Ao lado do Estação Cidadania Planeta Futuro)

 

 

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.