Mutirão de Cirurgias contra Catarata tem mudado a vida de queimadenses

agosto 21, 2019 /

Só no mês de agosto, mais de 40 pacientes serão beneficiados por procedimento que pretende zerar fila de espera no município

Voltar a enxergar a vida com mais nitidez e precisão. A partir desta quinta-feira (22), essa será a nova realidade para 18 usuários da rede municipal de Saúde de Queimados. Após sofrerem com a catarata – doença ocular que causa opacidade na região do olho chamada de cristalino -, os pacientes participarão de um mutirão contra a doença, resultado de uma parceria entre as Prefeituras de Queimados e de Duque de Caxias. As verbas que viabilizam as cirurgias são concedidas por meio da Programação Pactuada e Integrada (PPI) e destinadas à assistência da população em favor das demandas do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a enfermidade atinge cerca de 30% da população brasileira acima de 60 anos e é responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo.

Antes de serem submetidos à cirurgia no Hospital do Olho Júlio Candido de Brito, em Duque de Caxias, os pacientes passaram por consultas oftalmológicas na rede municipal de saúde de Queimados, onde realizaram diversos exames (dentre eles o risco cirúrgico, que tem a finalidade de garantir segurança ao procedimento).

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados disponibilizará uma van para transportar (ida e volta) pacientes e acompanhantes até o hospital tanto no dia da cirurgia, quanto nas 24h seguintes, quando é necessária uma consulta de revisão. Na próxima semana, a estimativa é de que mais 15 pacientes sejam contemplados pelo mutirão de cirurgia contra a doença.

O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, reiterou a importância de firmar acordos em todas as áreas que beneficiem a população. “O queimadense merece ter essa importância e reconhecimento no atendimento médico de que tanto necessita. Não medimos esforços para garantir que o direito de todos seja atendido e, por isso, a parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias é tão necessária para nós e agradecemos imensamente”, concluiu o gestor municipal.

Já para a Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes, a satisfação dos pacientes em recuperar a qualidade da visão é a maior recompensa. “Acompanho pessoalmente todos os pacientes durante o procedimento cirúrgico e vejo como é gratificante devolver o direito de voltar a enxergar perfeitamente, eles saem vitoriosos da cirurgia. Nosso trabalho aqui na SEMUS rende uma alegria inenarrável a todos os envolvidos”, concluiu a Secretária.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.