Ministério da Economia, em parceria com a Rede Incluir, promove a Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência

agosto 20, 2019 /

Nos dias 20, 23 e 29 de agosto, e 17 e 19 de setembro ocorrerá, no Rio de Janeiro, o 6º Dia D, Feira de Emprego da Pessoa da Pessoa com Deficiência. O evento contará com a participação de mais de 100 empresas, que ofertarão cerca de duas mil oportunidades de trabalho, em diversas áreas. A feira é uma realização do Ministério da Economia em parceira com a Rede Incluir, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) Estadual e Municipal e com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Entre as empresas participantes estão: Gerdau, South & Co, ICN – Itaguaí Construções Navais, ProEcho, Caçula, Supermercados Costazul, Fluzão Atacadão da Construção, Octodata, Supermercados Mundial, Universidade Estácio de Sá, Supermercados Guanabara, Firjan…

Para o coordenador da Rede Incluir (organização independente que reúne atores que atuam na inserção de Pessoas com Deficiência – PcDs e empresas do Rio), Antoniel Bastos, o encontro é a oportunidade para as empresas contratarem pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em um único lugar: “Existe um grande abismo na contratação desses profissionais no mercado. Entre as dificuldades, posso destacar a falta de mobilidade na cidade”. Ele afirma ainda que a média de pessoas atendidas por evento é de 400 e que 40% delas conseguem um emprego.

Trata-se de uma iniciativa importante em um país cuja taxa de desemprego é alta: 13 milhões de brasileiros estão sem trabalho. No Rio, o número de desempregados é recorde: 1,4 milhão de pessoas ou 15,3% da população, no primeiro trimestre de 2019, informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Segundo Marcelo Freitas, coordenador do Projeto de Inserção de PcD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho do Ministério da Economia: “O Dia D é a oportunidade para trazer à sociedade a questão da inclusão não só como uma atitude de responsabilidade social, mas também de aproveitamento das potencialidades que estão sendo descartadas. Além de promover a integração destes com os diversos atores da questão da inserção de PcD e reabilitados na sociedade”.

Especialistas das áreas de Saúde e de Previdência Social também estarão presentes aos eventos para esclarecer dúvidas, além de uma unidade móvel do Ministério da Economia que emitirá carteiras de trabalho para os interessados.

Confira as cidades que receberão a feira

20/08, terça-feira: Rio de Janeiro – Campo Grande

Local: Centro Esportivo Miécimo da Silva

Endereço: Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande

Telefone: 2137-8007

23/08, sexta-feira: Cabo Frio

Local: Associação Atlética Cabofriense

Endereço: Rua 13 de Novembro, 386 – Centro, Cabo Frio.

Telefone: (22) 2647-6096

Responsável: Leonardo Brito, telefone: (22) 2647-2025

29/08, quinta-feira: São João de Meriti

Local: Praça dos Três Poderes

Endereço: Em frente à prefeitura

Responsável: Luiz Renato Almeida, telefone: (21) 2653-5802

17/09, terça-feira: Rio de Janeiro

Local: Quadra G.R.E.S. Portela

Endereço: Rua Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz

Telefone: 3217-1604

19/09, quinta-feira: Rio de Janeiro

Local: Catedral de São Sebastião

Endereço: Av. Chile, 245 – Centro

Telefone: 2240-2669

Aloma Carvalho