Inauguração do novo viaduto da Barros Júnior, em Nova Iguaçu, deixará 3 mil alunos sem aulas amanhã (29)

março 28, 2019 /

Cerca de 3 mil alunos do Instituto de Educação Santo Antônio (Iesa) e do Colégio Novo Horizonte foram comunicados hoje (28) que amanhã não terão aulas. A suspensão das atividades escolares atende a um pedido do prefeio de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, que está usando as redes sociais da Prefeitura e sua página pessoal do Instagram para festejar a inauguração , às 11 horas, de mais um viaduto no município, desta vez o da Rua Dr. Barros Júnior, que se chamará Viaduto dos Imigrantes, uma homenagem aos que fizeram e fazem Nova Iguaçu se desenvolver há 186 anos.

O Iesa decidiu acatar o pedido de Rogério e informou que amanhã não haverá aulas nos dois turnos: já os alunos do  turno da manhã do Novo Horizonte serão liberados às 10 horas e os do turno da tarde  foram dispensandos de comparecer ao colégio. Espera-se a presença de muitos carros oficiais nas proximidades do novo viaduto durante o ato de inauguração da obra. Wilson Witzel, o governador que liberou a última parcela para que a obra fosse tocada nos últimos dois meses, é o principal convidado.

O novo viaduto, construído pela empresa Oriente, custou aproximadamente R$ 30 milhões, tem 340 metros, uma ciclovia, iluminação especial e ligará o bairro Jardim Esplanada ao Centro de Nova Iguaçu sobre a rodovia Presidente Dutra. As obras de connstrução deste viaduto começaram durante a administração do então prefeito Nelson Bornier e do governdor Luiz Fernando Pezão e estavam interrompidas desde 2014. Com a crise financeira vivida recentemente pelo estado do Rio, Pezão parou diversas obras que estavam sendo feitas em parcerias com prefeituras, entre elas as de Nova Iguaçu, uma das cidades mais atingidas pela queda de repasses.

Cortada pela ferrovia e pela rodovia, Nova Iguaçu vai inaugurar seu sexto viaduto amanhã e mais dois, os o de Comendador Soares e o de Austin, brevemente. O centro de Nova Iguaçu é acessado pelos viadutos do Posto 13, pelos dois da Barra Júnior, pelo da Posse,  pelo do K-11, pelo Padre João Musch – que liga a Via Light à Avenida Mário Guimarães – e o viaduto Dom Adriano Hipólito, ao lado do supermercado Extra, em Santa Eugênia. A Prefeitura até agora não divulgou as alterações do trânsito de veículos com a inauguração do novo viaduto da Barros Júnior , que terá mão exclusiva no sentido Conjunto Habitacional Tertuliano Potiguara ( mais conhecido como Pombal) – Jardim Esplanada.

fotos:  Alziro Xavier/Divulgação PMNI

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.