Inauguração da Vila Olímpica do Palestra marca encerramento das comemorações pelos 29 anos de Queimados

dezembro 3, 2019 /

As comemorações pelos 29 anos de emancipação de Queimados foram encerradas com chave de ouro e uma grande conquista para os moradores da cidade. Isto porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, inaugurou a Vila Olímpica Cícero José dos Santos (Bigode), no bairro Vila São Francisco.

O espaço, antes conhecido como Campo do Palestra, foi totalmente repaginado pela gestão municipal. Além do tradicional campo de futebol (com medidas oficias), o equipamento conta com uma área total de 2,5 mil metros quadrados, pista de atletismo, dois vestiários, sala de administração, sistema de drenagem e irrigação, alambrado, calçada e quadra de areia.

Financiado através de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Caixa Econômica Federal, o novo equipamento custou cerca de 1,7 milhão de reais. “Só neste ano, reformamos a Vila Olímpica do Centro, inauguramos a Academia ao Ar Livre e agora a Vila Olímpica do Palestra”, destacou o Secretário da Pasta, Júlio Coimbra.

Apaixonados pelo Palestra comemoram a conquista para o bairro

Nascido e criado no Palestra, Edgar Teixeira (40) acompanhou de perto a inauguração da Vila Olímpica e aprovou a nova estrutura do local. “Isso aqui é a minha segunda casa. Não tinha um dia da semana que não jogava uma partida de futebol nesse campo, e ver esse espaço todo repaginado é uma grande conquista para nós moradores”, declarou o motorista.

O Palestra conquistou também o coração dos moradores de outras regiões de Queimados. Demergal Marinho (61) e sua esposa, Suely Rodrigues (60), moram no bairro Primavera, mas todo domingo acompanham as partidas de futebol no local. “Comecei a jogar bola nesse campo e estou muito feliz em ver essa reforma. Esperamos que a população cuide bem do local e aproveite cada espaço”, afirmou o aposentado.


Demergal Marinho (61) e sua esposa, Suely Rodrigues (60)

Os interessados em praticar exercícios já podem calçar os tênis ou chuteiras e comparecer ao equipamento, localizado na Rua Conde Aljezur, s/nº, Vila São Francisco. O espaço funciona todos os dias, das 8h às 22h.

Homenagem ao homem que tanto fez pelo Palesta

O novo equipamento esportivo leva o nome do Cícero José dos Santos. Apaixonado pelo seu bairro, o Bigode (como era conhecido) faleceu em 2011 deixando um grande legado para os moradores que o admiravam. Exemplar como filho, esposo, pai e amigo, Cícero carregava consigo o sonho de ver o seu bairro totalmente repaginado, com mais lazer e diversão para a garotada.

“Ele ia ficar muito feliz com essa reforma do nosso querido campo do Palesta. Ele vivia por essa região, sempre em busca de melhorias para o povo. Estamos honrados em ter o nome dele nessa Vila Olímpica, que ele tanto amou”, afirmou a viúva Lucy Ferreira (59).

Fotos: Igor Lima/Divulgação

Aloma Carvalho