Importância da comunicação é tema de projeto da Rede Pública de Ensino de Queimados

maio 14, 2019 /

A comunicação pode mudar o mundo. É o que os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato contaram na abertura do Projeto “Comunicação que nos aproxima”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados, nesta segunda-feira (13). Sob o tema “Comunicação é a arte de educar para conviver”, todas as unidades da rede municipal participam da iniciativa.

Com apresentações e atividades que narram a história da comunicação na sociedade e os diferentes meios de comunicação existentes, os alunos participaram de peças teatrais, confeccionaram uma ‘gaiola de recados’ – para trocarem bilhetes entre si – e praticaram a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além disso, o evento promoveu uma exposição de objetos antigos relacionados ao tema, como máquinas de escrever e telefones discados.

Aluna Isabela Arcanjo caracterizada de Malala / Foto: Igor Lima

A aluna Isabella Arcanjo (10), por exemplo, representou a jovem paquistanesa Malala e contou a história da ativista para mostrar aos colegas a importância da comunicação. “Quando a gente leu o livro da Malala em sala, a professora viu que eu me interessei muito por ela. Ela só queria estudar, mas ameaçaram a vida dela por isso, então ela escreveu cartas para conseguir estudar e denunciar os problemas do seu país”, conta a estudante do 5º ano.

Para o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a iniciativa irá ajudar os alunos a se comunicarem melhor entre si, com os professores e até com a própria família. “Estamos estimulando os alunos a conversarem e entenderem a importância de estar em contato com outras pessoas. Tudo que o ser humano fez até hoje foi procurar meios de se comunicar e entender essa história pode ajudar até mesmo os alunos com maiores dificuldades a se encaixar socialmente”, disse o gestor.

Já a diretora da unidade, Vivian de Almeida, contou que uma das ideias do projeto é estreitar os laços entre a escola e a comunidade. “No próximo dia 22 de maio realizaremos um show de talentos com a presença dos pais, porque nosso intuito é utilizar a data comemorativa para trazer a família para mais perto da educação de seus filhos. Queremos apresentar a eles as atividades que estamos realizando com seus filhos e convidá-los a participar ativamente delas”, concluiu a educadora.

Aloma Carvalho