Hospitais terão que encaminhar à Polícia Civil projéteis extraídos de vítimas de violência

maio 22, 2019 /

Hospitais públicos e privados deverão encaminhar à Polícia Civil projéteis e outros objetos perfurantes extraídos de vítimas de ato violento. É o que determina a Lei 8.398/19, da deputada Martha Rocha (PDT), que foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta terça-feira (21/05).

Segundo a Lei, postos de pronto atendimento, hospitais, ambulatórios e clínicas deverão encaminhar, em até 48 horas, esses itens diretamente a uma delegacia policial. Além dos projéteis e objetos, deverão ser enviados os dados de identificação da vítima, o prontuário de atendimento e a indicação do local onde ela foi encontrada.

Martha Rocha afirmou que o objetivo da medida é fornecer à Polícia Judiciária meios mais eficazes para a elucidação de crimes que envolvam o disparo de armas de fogo e o uso de objetos perfurantes. “Desta forma, ataca-se diretamente a impunidade, que é um dos fatores que mais geram insegurança na sociedade, refletindo diretamente na ação dos indivíduos, incentivando-os a praticarem fatos criminosos”, argumentou a parlamentar.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.