Governo do Estado do Rio de Janeiro lança programa Escola pra Vida

julho 30, 2019 /

O Governo Estadual do Rio de Janeiro pretende implantar em 322 unidades estaduais o ensino integral. Saltando das 268 atuais para 590, um acréscimo superior a 120%. A ação faz parte do programa Escola pra Vida, lançado nesta segunda-feira (29).

Durante a cerimônia, o governador Wilson Witzel ressaltou que, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), todas os colégios em tempo integral ofertarão ensino profissionalizante. Os cursos serão voltados à vocação regional, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os estudantes.

– A educação é uma das prioridades do nosso governo. Esse programa vai possibilitar que os alunos terminem seus estudos e façam um curso profissionalizante, aumentando as chances de contratação após concluírem o Ensino Médio. Trabalhar de maneira integrada entre as instituições é importante para melhorar a qualidade da educação no Estado do Rio de Janeiro – disse o governador.

Segundo o secretário de Educação, Pedro Fernandes, a iniciativa representará a cobertura de quase metade da rede estadual, que possui 1.222 escolas.

– Com isso, tendo como base os dados do Censo de 2018, o Rio de Janeiro sairá da 10ª posição e passará a ser o estado com a terceira maior cobertura percentual de escolas com turmas de horário integral – explicou Pedro Fernandes.

De acordo com as necessidades locais, as unidades serão híbridas, com turmas funcionando tanto em tempo integral quanto em horário parcial, para atender a um maior número de alunos.

Para o próximo ano, a secretaria também contará com mais parceiros. Para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, o Sesc se juntará ao programa. Já os consulados do México e do Equador participarão na oferta de Ensino Médio Intercultural, respectivamente, no Ciep 413 – Adão Pereira Nunes e no Ciep 309 – Zuzu Angel, localizados em São Gonçalo.

Com o Instituto Trevo, a parceria será no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, e em outra unidade a ser inaugurada em Honório Gurgel, ambas vocacionadas ao Esporte.

Já com a Polícia Rodoviária Federal, o Colégio Estadual Policial Rodoviário Federal Antônio Félix Filho – Turquinho, localizado no bairro Irajá, na Zona Norte, terá na matriz curricular componentes semelhantes aos dos colégios militares, e contará com cursos de qualificação profissional para os alunos.

Fotos: Philippe Lima/Divulgação

Aloma Carvalho