FotoArte ensina a fotografia para alunos em Itaguaí

junho 12, 2019 /

O mundo da fotografia ensinado de forma lúdica e didática para os alunos. Com essa proposta, o FotoArte, unidade móvel de fotografia, apresentado pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, estaciona nos dias 13 e 14 de junho, em Itaguaí. Esta é a última etapa do circuito do projeto FotoArte. A iniciativa, que busca levar os ensinamentos da fotografia, desde a captura da imagem até a impressão, será realizada na escola Ciep Maestro Francisco Mignone, localizada no bairro Monte Serrat. A unidade móvel ficará estacionada na escola nos dois dias.

Durante a programação, o FotoArte irá oferecer oficinas sobre os conceitos básicos da fotografia e sua história, visitas à câmara escura dentro do caminhão, para que os estudantes possam acompanhar os processos da formação da imagem, além de workshops, brincadeiras educativas e exposições.

“As atividades do FotoArte, realizadas em escolas, instituições públicas e pátio municipal, permitem que os estudantes possam ter uma nova visão sobre a fotografia, estimulando o trabalho em grupo, fomentando a socialização e a participação dos alunos e das comunidades”, destaca Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra.

Todas as atividades são acompanhadas por educadores da ImageMagica, Organização da Sociedade Civil (OSC), com o objetivo de fomentar a conscientização e o desenvolvimento social e artístico dos alunos. A iniciativa é da ImageMagica e apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR nas cidades da via Dutra, por meio da Lei Rouanet. O projeto passou pelas cidades de Guarulhos (SP), Canas (SP), Silveiras (SP), Piraí (RJ), Pinheiral (RJ) e conclui o circuito em Itaguaí (RJ).

Aloma Carvalho