FIRJAN INAUGURA AMANHÃ(11) EM DUQUE DE CAXIAS E ITAGUAI LABORATÓRIOS DA REDE MUNDIAL PARA INOVAÇÃO DO ENSINO

dezembro 10, 2018 /

Novo Branding – Resende – Senai

Novidade integra rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, ligado ao Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), ­

Estimular a criatividade e o espírito inovador para a criação de protótipos de novos produtos para a indústria é a proposta da Firjan, que inaugura mais dois laboratórios FabLab da Firjan SENAI, na próxima terça-feira, 11, às 9h30, em Duque de Caxias (Travessa Arthur Goulart, no 124, Centro), e quarta-feira, 12, também às 9h30, em Itaguaí(Rodovia Rio-Santos, LT J-1, Quadra 97, Zona Industrial Vila Ibirapitanga).Os espaços de educação com inovação para prototipagem de soluções viáveis para desafios reais da indústria e da comunidade fazem parte de uma rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, o FabLab da Firjan SENAI abriga cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.

Os alunos tem acesso a um ambiente com centenas de laboratórios interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento trabalhando em parceria e em tempo real. Além disso, eles contam ainda com a sala do Pré-Acelera, que é especialmente projetada para servir como ambiente de coworking destinado a pesquisa e estudos, visando dar vida às ideias dos estudantes, ou seja, transformar os projetos integradores com potencial de inovação a serem capazes de conquistar o mercado.

Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.

Atualmente, a Firjan SENAI conta com seis FabLabs – IST Automação e Simulação, Resende, Friburgo, Campos, Niterói e Casa Firjan, e com as inaugurações em Itaguaí e Duque de Caxias passa a contar com oito. A ideia é que até 2020 sejam implantados 19 FabLabs da Firjan SENAI no estado do Rio.

Pioneira

A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de Educação Profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental, que fomenta a educação como base para a criação de uma cultura de inovação imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.

Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma Educação Profissional de vanguarda, direcionada a formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais.

Para tanto, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades da Firjan, SENAI, e com apoio de profissional do MIT – Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.

Fotos de Paulo Johas/ Divulgação/ Firjan.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.