Estado do Rio investe na transformação digital do serviço público

maio 4, 2019 /

Adesão ao programa .gov.br e parceria com o Ministério Público estão entre as iniciativas do ‘Governo Digital RJ 4.0’

Nesta sexta-feira (03/05), o Governo do Estado deu passos importantes rumo à transformação digital no serviço público. Entre as iniciativas, estão a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual para que a população possa fiscalizar os recursos públicos de forma virtual, além da adesão, por parte da administração estadual, ao programa .gov.br, da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia. A cerimônia, no Palácio Guanabara, contou a presença do governador Wilson Witzel, secretários de estado, entre outras autoridades.

– Somos o segundo estado a aderir à plataforma da rede.gov, o que demonstra um passo importante na governança do governo. Além disso, a abertura do diálogo com o Ministério Público abre a transparência que desejamos ter com a sociedade fluminense. Queremos adotar as melhores práticas do Governo Federal e aplicá-las na nossa administração. Os próximos passos são transformar estas parcerias em números para que seja possível melhorar o tratamento da informação – afirmou o secretário da Casa Civil e Governança, José Luis Zamith.

A parceria com o Ministério Público permitirá que o cidadão fluminense tenha acesso a uma plataforma digital que mostrará, de forma transparente e rápida, como os recursos orçamentários públicos estão sendo aplicados, além de informações relacionadas à gestão das políticas públicas. O portal utilizará a plataforma digital ‘MP em Mapas’, que reúne, por meio de inteligência artificial, dados georreferenciados relacionados a diferentes áreas no estado. O desenvolvimento de todo o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação da Casa Civil e Governança e os dados divulgados são provenientes de todas as áreas governamentais.

– Esta é uma mudança de paradigma na administração estadual. Por meio desta plataforma, será possível otimizar as informações e racionalizar os recursos para entregar ao cidadão uma gestão eficiente. Há mais de 20 décadas que os processos deveriam ser menos burocráticos. Através da tecnologia é possível baixar custos e dar total transparência às ações governamentais – ressaltou o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Gussem.

Adesão ao programa .gov.br

A transformação digital do governo também abrange à adesão ao programa .gov.br, da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia. Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos por parte dos cidadãos, uma só estrutura vai reunir cerca de mil serviços digitais. Atualmente, o Estado recebe, por mês, cerca de 10 mil solicitações, como emissão de documentos, por exemplo.

– Já somos a quarta população no mundo que mais acessa à internet. Ou seja, 70% dos brasileiros estão conectados. Por isso, é fundamental que as administrações públicas dos estados acompanhem essa evolução. Com a transformação digital, é possível reduzir em 97% os custos. A tecnologia consegue aumentar a oferta de serviços à popul

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.