Espetáculo “Marrom – nem preto, nem branco” discute questão das raças pelo olhar de uma criança

agosto 22, 2019 /

O teatro Firjan SESI Duque de Caxias vai problematizar a questão das raças pelo olhar de uma criança neste sábado, 23, às 15h. Com atuação da premiada atriz Vilma Mela, o espetáculo Marrom – nem preto, nem branco conta a história de Linda, uma menina de oito anos que não entende o conceito de raça, só de cor, e acaba se definindo como marrom. Nesse contexto, a personagem busca entender a sua real identidade, já que não tem a cor do pai, nem da mãe, e o porquê de a sociedade tratá-la diferente.

Inspirada na história real de Lorena de Melo Schaefer, Linda, a personagem, é filha de pai branco alemão e mãe negra brasileira. A jovem, então, é a fusão desse encontro entre duas pessoas com referências culturais e familiares distintos. Por meio de uma narrativa divertida, a personagem enfrenta tudo com muito humor, personalidade e música. A grande mensagem é fazer pessoas de todas as idades refletirem sobre a pluralidade cultural que existe ao nosso redor.

A bem-sucedida produção recebeu seis indicações a prêmios de teatro no Rio: no Prêmio CBTIJ de teatro concorreu nas categorias “Melhor Atriz” (Vilma Melo), “Melhor Autor” (Renata Mizrahi), “Melhor Atriz Coadjuvante” (Maíra Kerstenberg) e “Melhor Operador de Luz” (Pablo Cardoso); e no Prêmio Botequim Cultural, nas categorias “Melhor Atriz” (Maíra Kerstenberg) e “Melhor Autor” (Renata Mizrahi). Vilma Melo venceu o Prêmio Shell 2017 na categoria “Melhor Atriz” por “Chica da Silva – O musical”, sendo a primeira atriz negra a conquistar o prêmio na categoria.

SERVIÇO:

O que? Espetáculo Marrom – nem preto, nem branco

Onde? Teatro Firjan SESI Duque de Caxias

Quando?
Sábado, 23/08, às 15h

Quanto? R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia)

Classificação: Recomendado para crianças acima de 4 anos

Foto: Guilherme Silva /Divulgação

Aloma Carvalho