Especialistas debatem convergências entre Ciência e Espiritualidade

julho 2, 2019 /

Um novo olhar sobre a vida é o que propõe o Luminarium – 1o Congresso Internacional de Ciência, Consciência e Espiritualidade, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Especialistas de diversos países estarão reunidos para debater os benefícios da combinação de Ciência e Espiritualidade no campo da Neurociência, Psiquiatria, Psicologia e Nutrição. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site: www.congressoluminarium.com.br.

De acordo com números do último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, apenas no Sistema Único de Saúde (SUS) os atendimentos em terapias integrativas e complementares cresceram de 217 mil, em 2008, para 2,1 milhões, em 2016. São reconhecidas como terapias complementares aquelas que estimulam os mecanismos naturais de prevenção e cura do ser humano por meio de métodos centrados na integralidade do indivíduo e na visão ampliada da relação entre saúde e doença.

O físico indiano Amit Goswami estará presente no evento

Confirmou presença no evento o físico indiano Amit Goswami, referência mundial nos estudos da consciência e um dos precursores da integração Ciência e Espiritualidade, com base em princípios quânticos. Ele se tornou mundialmente conhecido após participar de filmes como “Quem somos nós” e “O Ativista Quântico”, ambos baseados em livros de sua autoria. Participarão também do Congresso a psicoterapeuta britânica Sunita Pattani, coautora do livro “Quantum Psychology”, escrito em parceria com Dr. Amit. Em seus trabalhos, Sunita utiliza os princípios da Física Quântica para explicar a consciência como base de nossa existência. Outro destaque é o médico alemão Rüdiger Dahlke, especialista em Medicina Naturalista e Psicoterapia. O autor do best-seller “A doença como caminho” entende as enfermidades como fenômenos repletos de sentidos – um caminho para levar à consciência conflitos internos não solucionados. Trata-se de personalidade bastante proeminente em saúde holística e desenvolvimento espiritual.

A lista de palestrantes inclui ainda o reitor da Universidade da Paz (Unipaz), antropólogo e psicólogo Roberto Crema; o médico e neurocientista Sérgio Felipe de Oliveira; o médico neurocirurgião e professor Grand PHD Francisco de Biase; a terapeuta holística Mônica Oliveira; o médico neurocentista Pablo Vinícius; o cirurgião ortopedista e pós-graduado em Bio­­NeuroEmoção, Carlos Veiga Jr.; o médico cirurgião geral e oncologista Paulo Cesar Fructuoso; o cardiologista Mário Borba; o médico cirurgião José Genilson Ribeiro; a nutróloga Nina Sobral, a nutricionista Fernanda Scheer; a pioneira do Thetahealing no Brasil, Giti Bond; o educador e psicoterapeuta Kaká Werá; o terapeuta, diretor de teatro e palestrante alemão na área de Antroposofia, Eckart Böhmer, além do filósofo Rex Thomas, da educadora Glória Sobrinho.

A nutricionista Fernanda Scheer está entre os palestrante do evento

Segundo Tânia Viegas, coordenadora geral do evento, a Ciência e a Espiritualidade finalmente estão cruzando seus caminhos. Mais do que falar para pessoas envolvidas com terapias naturais complementares ou que já buscam técnicas integrativas para o tratamento de seus sintomas, o objetivo do Congresso é atrair aqueles ainda reticentes em relação à eficácia de métodos que erroneamente são relacionados com práticas da religiosidade, misticismo ou esoterismo. “Queremos acabar com qualquer dúvida que paire sobre a seriedade e possibilidades de harmonização do corpo, da mente e da alma. A ciência já comprova, e nossos palestrantes trazem provas científicas, que muitas vezes a cura excede os caminhos do corpo e passa pela consciência e pela espiritualidade”, explica. O Congresso será realizado pela “Orion – Um Olhar Consciente”, com apoio institucional da “Unipaz” e organização e produção da “Idealizar Faz Bem”.

Entre os assuntos que serão debatidos e certamente incorporaremos como aprendizado, estão: A interação entre mente, cérebro e consciência; Como pensamentos e sentimentos alteram nossa realidade; Os mecanismos da Física Quântica no campo de todas as possibilidades, entre outros.

Paralelo ao evento acontece a Feira do Bem Viver, na qual os visitantes poderão conhecer as novidades do mercado de Saúde e Bem-estar, como produtos de vestuário, esportes, alimentação, cursos e publicações.

Aloma Carvalho