EncontrArte Audiovisual terá estúdio e oferecerá aulas gratuitas de direção e roteiro de cinema

março 2, 2020 /

O preceito do cineasta Glauber Rocha ‘uma ideia na cabeça e uma câmera na mão’ poderá ser colocada em prática por jovens, a partir de 13 anos. Acontece que, no dia 21 de março, o EncontrArte Audiovisual inicia seu curso gratuito de cinema. A iniciativa faz parte de uma parceria com o Centro Social São Vicente e o subsídio do Ministério da Cidadania.

Na abertura, será inaugurado o estúdio da instituição e também haverá a apresentação dos módulos de Roteiro e Direção Cinematográfica. Sob a coordenação pedagógica do diretor de cinema Miguel Nagle, o curso terá três módulos, com três meses cada, e os interessados devem fazer a pré-inscrição para o primeiro módulo pelo site www.encontrarte.com.br, no link http://encontrarte.com.br/blog/2020/02/encontrarte-audiovisual/, até esta terça-feira, dia 3 de março.

Podem participar jovens a partir dos 13 anos e o curso será teórico e prático. Depois de preencher o cadastro, os candidatos serão selecionados após análise das respostas do formulário. Quem se inscrever, lerá e assinará o regulamento, além de preencher todo o formulário. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 10 de março.

Miguel Nagle, supervisor pedagógico do curso, está ansioso quanto aos talentos que podem surgir. “ A seleção acontece, principalmente, depois da leitura das redações que pedimos aos candidatos. Esperamos que daqui possam aparecer talentos do audiovisual da Baixada”, salientou ele, que dará os primeiros dois módulos.

Nagle é diretor e roteirista, formado em direção cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema (SP) e também em Documentário e Montagem na Escola Livre de Cinema (RJ). É um dos fundadores da produtora 4U Films, dirigiu e roteirizou o longa-metragem “Metanoia”, filme distribuído pela Europa Filmes em mais de 100 salas de cinema e vencedor de 8 prêmios no FICC.

Miguel realizou mais de 60 curtas-metragens, dirigiu e roteirizou o premiado longa metragem Metanoia, película distribuída pela Europa Filmes em mais de 100 salas de cinema, exibida também no Canal Brasil, Net Now, Prime Box Brazil, iTunes e outros. Entre seus curtas se destacam os filmes “Não me deixe te deixar”, vencedor de 3 prêmios e o Dom Gratuito”, selecionado para o Festival de Cine de Huelva (Espanha).

Sobre as oficinas

Oficina de Direção Cinematográfica

Este curso oferece conhecimentos teóricos e práticos para a formação de diretores cinematográficos de filmes de ficção e documentários, com a realização de exercícios práticos de filmagem. As aulas abrangem todo o universo da direção cinematográfica, indo desde princípios básicos de linguagem fílmica, percorrendo a prática da direção, direção de atores até o desenvolvimento de projetos.

Oficina de Roteiro

Contar histórias é uma arte. Prender a atenção, envolver o espectador e fazê-lo entrar na história é uma tarefa que exige sabedoria e prática. A Oficina de Roteiro para Cinema apresenta ao aluno a arte e a técnica de escrever histórias para o audiovisual. O curso aborda as diferentes ferramentas e elementos que constituem a dramaturgia e a narrativa, que darão aos alunos a qualificação para desenvolver seus próprios roteiros e estruturar suas histórias.
erviço:

ENCONTRARTE AUDIOVISUAL

1º Módulo: Curso de Roteiro e Direção Cinematográfica

Período de Inscrições: 7 de fevereiro a 3 de março

Aula inaugural: 21 de março, às 9h

TURMA 1: Terça e Quinta-feira, das 8h às 12h.

TURMA 2: Terça e Quinta-feira, das 14h às 18h.

Local: Centro Social São Vicente– Rua Governador Portela, 382 – Centro

Informações: 21 98084-6275 (WhatsApp), ou por E-mail: oficina@encontrarte.com.br

Aloma Carvalho