Em busca de revanche, Queimados estréia nos Jogos da Baixada neste sábado (17)

agosto 14, 2019 /

Este fim de semana promete ser de muita torcida e animação. Isso porque os cerca de 150 atletas da Vila Olímpica Barnabé dos Santos, em Queimados, aguardam ansiosamente pelo início da 22ª edição dos Jogos da Baixada. A maior competição esportiva da região terá sua abertura às 9h, deste sábado (17), na Vila Olímpica de Nova Iguaçu (Rua Luis de Lima, 288, Centro). Após o vice-campeonato conquistado na última edição, a expectativa é de que o município queimadense alcance a primeira colocação geral do torneio, que se encerra em 22 de setembro no Sesc (Serviço Social do Comércio) de São João de Meriti.

O evento, que pretende reunir cerca de três mil jovens das 13 cidades da Baixada Fluminense, terá uma vasta programação. Oito modalidades estarão em disputa divididas entre as categorias sub-14 e sub-17 (masculina e feminina): basquete, futsal, handebol, atletismo, xadrez, futebol, natação e vôlei. No ano passado, os queimadenses levaram a melhor no xadrez (sub-14 masculino e sub-17 feminino), no basquete (masculino sub-14 e sub-17) e no vôlei masculino sub-14.

Os esportistas da cidade pretendem tirar o fôlego do público já no primeiro dia dos jogos, quando acontecem as competições de handebol e atletismo. Na oportunidade, Queimados enfrentará o município de Duque de Caxias, que no ano passado conquistou o terceiro lugar no ranking geral.

NA BUSCA PELO PÓDIO

Com foco no título inédito dos Jogos da Baixada, este ano a aposta de Queimados é o atletismo. Para o jovem Kaike Marcelo, de 16 anos, a realidade do lugar mais alto do pódio está mais próxima do que muitos imaginam. O atleta, que treina há quatro anos na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, afirma que está preparado para mais uma competição: “Eu e meus amigos estamos nos preparando há meses para os jogos. O título é nosso e ninguém tira”, afirmou o rapaz.

Outra jovem quem também está disposta a trazer o título para casa é a moradora do bairro Ponte Preta, Larissa Santana (13), que há três anos se exercita no espaço. Segundo a atleta, é preciso ter foco para fazer bonito nas competições: “Estou bem centrada para este desafio. Quero muito trazer o título de campeão para acidade, mas para isso é preciso estar presente nos treinos e vencer os obstáculos impostos no cotidiano”, concluiu.

Futsal

Em uma edição inédita, a cidade receberá neste sábado (17), no Ginásio Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu), a 1ª Rodada do Campeonato Carioca de Futsal. A competição, organizada pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), começa às 9h e a entrada é franca.

O evento reunirá cerca de 40 atletas e terá apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os times Futsal Queimados e Jacarepaguá Tênis Clube Serão disputarão as categorias sub-9, sub-11 e sub-13.

Professor do sub-9, Marcelo Canadas, diz estar ansioso para as competições. “Nossa expectativa é fazer o melhor nesta primeira rodada, pois estamos jogando em casa e queremos mostrar o nosso ataque. Desejo que todas as categorias façam um belo jogo. A participação da torcida será o ponto chave para impulsionar nossos atletas”, disse o técnico.

Fotos: Igor Lima/Divulgação

Aloma Carvalho