Em 2019, cerca de 960 mulheres meritienses foram atendidas pelo CEAM

fevereiro 7, 2020 /

São João de Meriti possui um Centro Especializado de Atendimento à Mulher. O CEAM é um serviço da Superintendência da Mulher, vinculado à Secretaria de Cultura, Lazer Direitos Humanos, Igualdade Racial e Turismo, que tem como missão pensar, articular e implementar políticas públicas para as mulheres meritienses, garantindo o diálogo com os diferentes setores da cidade. Além disso, mantém contato direito com as equipes da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), o que facilita o registro e as providências necessárias para proteger as vítimas.

Lá também são promovidas oficinas, cursos, atendimentos psicossocial e jurídico, e possui um corpo técnico composto por advogados, psicólogos e assistentes sociais. O serviço da Prefeitura de São João de Meriti funciona de portas abertas, não sendo necessário encaminhamento ou agendamento para a mulher ser atendida.

Nos últimos três anos de trabalho da equipe do CEAM, 2.288 mulheres de diferentes idades e classes sociais foram atendidas, sendo 657 em 2017, 673 em 2018 e 958 em 2019.

Recomeço profissional

Em parceria com o SEBRAE, o CEAM oferece o curso “Sebrae Delas“, um programa de aceleração, que tem como objetivo aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres, buscando valorizar competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando a cultura empreendedora, (confira a matéria sobre o lançamento do programa).

Dos 25 municípios do estado em que o curso funciona, apenas São João de Meriti oferece o programa de forma gratuita, fruto do bom relacionamento da Coordenação Regional do SEBRAE com a Prefeitura de São João de Meriti.

O CEAM funciona na Rua Defensor Público Doutor Zilmar Pinaud, 122, (em frente à Câmara de Vereadores), das 9h às 17h30.

Aloma Carvalho