DER-RJ une forças com municípios para melhorias nas estradas de Mesquita e São João de Meriti

agosto 24, 2019 /

 

Num esforço inédito, departamento fecha oito convênios de cooperação técnica e operacional

Investindo cada vez mais na união de forças para recuperar a infraestrutura logística do estado do Rio, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) assinou, nesta quinta-feira (22/08), três novos convênios de cooperação técnica com municípios fluminenses. Desta vez, as parcerias foram firmadas com as prefeituras de São João de Meriti e Mesquita, ambas da Baixada Fluminense, além de Porto Real, cidade da Região do Médio Paraíba. Os acordos serão estendidos, futuramente, para o maior número possível de localidades. Na próxima segunda-feira (26/08), será a vez de Teresópolis assinar, representando, este ano, o 8º governo municipal contemplado com o benefício da nova gestão do DER-RJ, presidida pelo engenheiro Uruan Cintra de Andrade.

Os convênios preveem a delegação, para os governos municipais, de serviços que contribuam para a melhoria da malha viária localizada nos limites das cidades parceiras. Em contrapartida, o órgão estadual ficará responsável, num primeiro momento, por aprovar os projetos, apresentados pelos prefeitos, e por fiscalizá-los, além de prestar assessoria técnica a todos. Anteriormente, já tinham sido feitas parcerias com Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Tanguá e Trajano de Moraes.

“Fazer parcerias é uma meta nossa, aqui, no DER. Ninguém governa sozinho. Só com a união de forças de todos, conseguiremos reerguer o estado do Rio e devolver dignidade à nossa população. Essa é a intenção clara do governador Wilson Witzel e do vice-governador Cláudio Castro. Já estamos virando o jogo também nas nossas estradas estaduais”, afirmou Uruan.

Os acordos possibilitarão melhorias na mobilidade urbana e escoamento de mercadorias nas estradas. Com isso, a expectativa é que haja reflexos na atratividade de investimentos e, por extensão, no crescimento das economias locais. Porto Real, por exemplo, é conhecido por suas indústrias, o que proporciona à cidade o 29º PIB per capita entre os municípios brasileiros, segundo dados do IBGE (2016). A principal atividade econômica de São João de Meriti e Mesquita é o setor terciário (serviços).

O primeiro convênio assinado, nesta quinta-feira, foi com a cidade de São João de Meriti. O prefeito da cidade, João Ferreira Neto, conhecido como Dr. João, disse que as parcerias vão resolver grande parte dos problemas logísticos da região. Na cerimônia seguinte, o prefeito de Porto Real, Ailton Marques, também ressaltou que a medida vai melhorar a vida da população. Por fim, no último evento, o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, lembrou que só com a união de forças será possível superar as dificuldades herdadas de gestões anteriores. As parcerias foram fechadas com a presença de Rui Aguiar, chefe de gabinete do presidente da Alerj, André Ceciliano.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.