Curso capacita empreendedores de dez municípios da Baixada Fluminense

setembro 15, 2020 /

Estão abertas as inscrições para o programa Decola Jovem, curso de empreendedorismo on-line e gratuito que tem como objetivo capacitar jovens de 18 a 35 anos.O projeto é uma iniciativa do Instituto Souza Cruz e acontecerá nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Magé, Guapimirim e Mesquita.

Depois de participar do curso, os participantes terão um companhamento de 90 dias para assegurar a continuidade do negócio. Método que será aplicado, o By Necessity foi criado pelo Instituto Besouro e usa a vivência de cada participante para a criação e manutenção de um negócio com baixo custo — a cada dez alunos, sete abrem negócio, ou seja, o programa tem uma taxa de 70% de conversão.

As inscrições vão até o dia 18 de outubro e as aulas acontecerão de 19 a 23 do mesmo mês.

Ao todo, serão 11 etapas. Depois delas, o empreendedor estará pronto para tirar o negócio do papel. Durante as atividades, são abordados temas como produto e serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas e fluxo de caixa.

Segundo o criador da metodologia e presidente do Instituto Besouro, Vinicius Mendes Lima, empreender é uma alternativa para enfrentar a crise aprofundada pela pandemia da Covid-19.

— A crise não começou com a Covid-19, mas com certeza ficou ainda mais preocupante. O Decola Jovem tem a missão de empoderar e capacitar a nossa juventude por meio do empreendedorismo, o que garante mais preparo para que a pessoa possa enfrentar esse cenário difícil — afirma.

O projeto é realizado pelo Instituto Souza Cruz e executado pelo Instituto Besouro, com apoio da Secretaria municipal de Educação, do Conselho Municipal de Juventude de Duque de Caxias, da Subsecretaria de Promoção Defesa e Garantia de Direitos Humanos do Rio de Janeiro e da Comunidade Jovem 021.

foto: Divulgação

Aloma Carvalho