COSEMS-RJ REALIZA NO CISBAF SEMINÁRIO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS

março 27, 2019 /

O Cosems-RJ – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro realizou o primeiro Seminário Regional de Assistência Farmacêutica no SUS, nesta terça-feira, na sede do Cisbaf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. O evento contou com a presença do assessor técnico de Assistência Farmacêutica do Cosems-RJ, Manoel Santos, da vice-presidente do CRF – Conselho Regional de Farmácia, Silvana França, do diretor NATSUS/SES, Flavio Afonso Badaró, do assessor técnico da Fiocruz, Antonio Carlos Morais, da secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, da diretora Técnica do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro, do diretor Financeiro do Cisbaf, Carlos Eduardo Ribeiro, além de profissionais de diversos municípios da Baixada.

Segundo Manoel Santos, uma das propostas do seminário é debater o gasto dos municípios com o pagamento de multas, seja pela falta de medicamentos na ponta do serviço ou pela judicialização. Abordar o papel do farmacêutico no serviço público também foi outro tema pautado.

– O farmacêutico no serviço público não é um ‘entregador’ de medicamentos. Ele interage com o conselho regional, com o secretário de Saúde do seu município, com a população, com os conselhos municipais de Saúde, então dele são requeridas habilidades e competências muito mais complexas. A partir dos seminários que serão desenvolvidos em todas as regiões do estado, iremos elaborar um modelo de assistência farmacêutica a ser pactuado entre os secretários municipais de Saúde e o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro – explica o assessor técnico.

Para Rosangela Bello, sediar o primeiro seminário regional foi muito gratificante. “Como a nossa missão é tratar a saúde regionalmente, é fundamental acolhermos todas as discussões relacionadas ao SUS, à assistência, à melhoria da qualidade, à organização de rede, à metodologia de trabalho que tiver esse olhar regional. Entendo que esta parceria pode se desdobrar em uma série de iniciativas regionais importantes e estaremos aqui para apoiar os municípios”, declara. A secretária executiva acrescentou que o Cisbaf já atua especificamente na área farmacêutica com a realização de licitações de registros de preços para aquisição de medicamentos que atendam aos mandados judiciais. Com a compra em escala, o custo para os municípios é reduzido.

Ao final do seminário, que contou com palestras e oficinas, Manoel Santos falou da satisfação em iniciar a agenda regional na Baixada. “Começar pela Baixada foi muito simbólico para o Cosems-RJ, porque a região sempre foi colocada em situação desprestigiada. Contar com a parceria do Cisbaf foi vital, já que, além de ter a experiência em gestão pública, domina as necessidades dos municípios, o que facilitou o nosso trabalho. Percebemos a ansiedade dos profissionais em falar seus desafios e problemas enfrentados. Foi uma discussão muito valorosa, muito proveitosa e nos deu uma bagagem importante para darmos continuidade aos próximos encontros”.

Aloma Carvalho