CONSELHO DE ÉTICA SERÁ INSTALADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (8/4)NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO

abril 8, 2019 /

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) será instalado nesta segunda-feira (08/04). Na reunião, que acontece às 13h na sala 311 do Palácio Tiradentes, serão escolhidos presidente e vice-presidente do grupo.

Foram designados para compor o conselho os seguintes deputados: Martha Rocha (PDT), Max Lemos (MDB), Zeidan Lula (PT), Léo Vieira (PRTB), Rodrigo Bacelar (PSD) e Alexandre Knoploch (PSL). Os suplentes são os deputados Chicão Bulhões (NOVO) e Anderson Moraes (PSL).

COMISSÃO DE ORÇAMENTO ANALISA DENÚNCIAS CONTRA O CEPERJ

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) vai analisar, nesta segunda-feira (08/04), com representantes do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ, denuncias feitas contra a instituição. A  reunião será na sala 316 do Palácio Tiradentes, às 9h.

O presidente do grupo, deputado Rodrigo Amorim (PSL), disse que é preciso apurar os fatos e propor ao CEPERJ a realização de um plano de trabalho.

CPI DA CRISE FISCAL DEBATE SONEGAÇÃO DE ICMS NAS ÁREAS DE PETRÓLEO E GÁS
 
A sonegação de ICMS nas áreas de petróleo e gás, e a revisão da metodologia de cálculo das participações governamentais sobre a exploração do gás, estão entre os temas que serão debatidos na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) destinada a investigar a crise fiscal do estado. A reunião acontecerá na próxima segunda-feira (08/04), às 14h, na Sala 316 do Palácio Tiradentes.

O presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB), adiantou que entre os outros temas que serão abordados está a política de investimentos no Estado do Rio nas áreas de óleo, gás e refino; as fraudes mais comuns apuradas e não apuradas no setor; a fiscalização dos repasses da participação especial de exploração petróleo e gás e o efeito da internalização do Repetro no Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para a reunião, foram convidados o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, José Firmo; o presidente da Petróbras, Roberto Castello Branco; o diretor- geral da Agencia Nacional de Petróleo, Decio Fabricio Oddone; o secretário de Estado de Fazenda. Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho; o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvea Vieira e como representante do Ministério Publico, promotor Vinicius Leal Cavalheiro.

COMISSÃO DISCUTE CONDIÇÃO DA MULHER NO MUNDO ÁRABE

A questão feminina e condição da mulher no mundo árabe estarão em debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na próxima segunda-feira (08/04). A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa, presidida pela deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), vai promover um evento com a participação da presidente do Conselho Supremo das Mulheres Árabes e da Comissão de Assuntos da Mulher Libanesa, Claudine Aoun Roukoz. A audiência pública será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, às 14h.

Segundo Rejane, o Líbano tem um histórico de representatividade na causa feminina que vem desde 1940. “No encontro, serão abordadas lutas universais pelos direitos das mulheres, que são comuns às árabes e às brasileiras, como participação e representatividade na política e nos espaços de poder, o acesso ao mercado de trabalho e equidade salarial e violência contra a mulher”, afirmou a parlamentar.

Também estarão presentes o cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar; a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ); a desembargadora Ivone Caetano, diretora de igualdade racial da OAB-RJ; e a professora Mura Omran, pesquisadora do discurso de emancipação feminina nos países árabes.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.