Com preços populares, Feira Literária está de volta ao Centro de Queimados 

agosto 7, 2019 /

 

Evento promovido graças à parceria entre Prefeitura de Queimados e Fluc acontece até 31 de agosto na Praça Nossa Senhora da Conceição

Uma boa notícia para os amantes dos livros acaba de chegar à Praça Nossa Senhora da Conceição, em Queimados, na Baixada Fluminense: os estandes da Feira Literária Universo Cultural (Fluc) estão de volta ao município até o dia 31 de agosto. Em sua terceira visita à cidade, o evento acontece graças a uma parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – e o projeto itinerante que, com quase 5 anos de existência, promove o acesso à leitura por meio de preços populares.

As tendas, que funcionam de segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 17h, oferecem livros a partir de R$2 e gêneros como filosofia, sociologia, história, literatura portuguesa, estrangeira e oriental (Mangás e HQ’s), livros religiosos, literatura infantil, romances e best sellers. Um dos organizadores da iniciativa, Thiago Fernandes (35) afirma que 10 mil exemplares estão disponíveis para a escolha dos queimadenses. “Nossa intenção é visitar cidades que têm potencial cultural a ser explorado. Fazemos sempre a reposição dos livros vendidos para proporcionar maior variedade aos consumidores”, declarou.

Apaixonada pela trilogia “Para todos os garotos que já amei”, da escritora norte-americana Jenny Han, a jovem Amanda Ferreiro (18) correu para garantir novos volumes. “Eu amo ler e acredito que a leitura traz muito conhecimento. Então, estou aproveitando os dias de férias da faculdade para apreciar novos livros. Hoje escolhi levar para a casa a coleção completa e já estou ansiosa para começar a ler”, afirmou a estudante de Recursos Humanos.

Já sua melhor amiga, Karen Cordeiro (20), contou que tem procurado obras para se preparar para o vestibular. “Estou estudando para a faculdade e acho muito positivo esse tipo de evento acontecer na Baixada Fluminense. Muita gente acaba parando pela curiosidade e, mesmo sem planejar, compra um livro novo e adquirindo conhecimento”, declarou a moradora do bairro Valdariosa.

 

Espaço para autores locais

De acordo com o Secretário da Pasta, Marcelo Lessa, autores queimadenses são muito bem-vindos para expor suas obras durante a feira. “As inscrições estão abertas para todos que quiserem expor seus trabalhos aqui. Agradeço muito ao Prefeito Carlos Vilela por sempre nos dar autonomia para execução de projetos como este, que valoriza a cultura como forma de ferramenta social”, declarou o gestor.

Os interessados em mostrar suas criações literárias na Feira devem comparecer à SEMUCTUR (Rua Macaé, 430, São Roque, Queimados – 2665-1541) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com RG, comprovante de residência e três exemplares do seu livro.

 

Fotos de Thiago Loureiro/Divulgação

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.