Então é natal…

dezembro 22, 2017 /

Caros amigos,

Estamos ha poucos dias do natal e já estamos pensando sobre nossa tão amada ceia, o que fazer, quais os melhores ingredientes, preparações, enfim, na grande variedade de escolhas que temos.

Em nossa região temos os famosos clássicos e que não podem faltar em nossa mesa, e um deles é o nosso querido e campeão bolinho de bacalhau, sendo assim, nada melhor que preparar em casa, não é mesmo?

Já experimentei em muitos lugares e recebi dicas de amigos sobre como seria o bolinho de bacalhau ideal!

Meu amigo e chef Vitor Lopes, produtor de cervejas artesanais e um mestre com carne de cordeiro, comentou que o bolinho de bacalhau não precisa de muitas especiarias e temperos, o importante é conservar o sabor do bacalhau e não mascarar esse sabor tão especial. Ele aconselha que tenha muito bacalhau e é muito importante não ser um batatalhau (mais batata que bacalhau).

Chef Vitor Lopes

Na hora de dessalgar o peixe tem que tomar muito cuidado para evitar imprevistos em nossa esperada ceia de natal.
O Chef Vitor prefere que o formato seja redondo e na hora de fritar é imprescindível que o óleo esteja bem quente para criar uma linda crosta. E para harmonizar ele sugere uma cerveja Belgian Strong Ale.

Existem vários lugares muito bons onde vocês podem comer bolinho de bacalhau, um deles é a pizzaria D&D, comandada pelo Chef Diego Joia, onde tem um bolinho de bacalhau maravilhoso. Temos também o restaurante La Mole que tem um clássico bolinho de bacalhau muito saboroso e de bom tamanho.


Minha receita de bolinho de bacalhau é muito fácil e vou compartilhar com vocês:

Batata asterix 500gr
Bacalhau desfiado 600gr
Leite 300ml
Fécula de batata 50gr
Cebola picada 2und
Salsinha 1 maço
1 maço de salsinha
Óleo para fritar

Modo de preparo:

. Cozinhar a batata em água e sem sal até que fique macia, escorrer e amassar com amassador de batatas ou garfo, mas nunca com liquidificador ou mixer. Reserve.
. Após dessalgar o bacalhau, cozinhe no leite por 8 minutos e depois desfie com muito cuidado para que não fique nenhuma espinha.
. Corte a salsa bem fina e a cebola em cubos pequenos.
. Assim que tudo estiver pronto, misture a batata morna, o bacalhau desfiado, fécula de batata, salsa e cebola, amasse por 2 minutos até que tudo esteja incorporado, acerte o sal.
. Dê o formato de sua preferencia e frite em óleo quente, quando estiver dourado estará pronto para consumo, mas muito cuidado para não se queimar!

Um molho simples, fácil e bom para acompanhar é o sour cream, ou creme azedo como conhecemos, é feito com creme de leite e suco de limão a gosto, sal e pimenta e estará pronto para aproveitar!

Desejo à todos um feliz natal e que a ceia seja inesquecível.
Seu Amigo Andrés.