Campeões da Taça das Favelas Rio 2019 visitam o Palácio Guanabara

julho 30, 2019 /

O governador Wilson Witzel recebeu, nesta segunda-feira (29), os times campeões da Taça das Favelas Rio 2019. As equipes masculina (Gogó da Ema) e feminina (Curral das Éguas) venceram pela primeira vez o tradicional campeonato disputado entre comunidades do Rio de Janeiro no último sábado (27). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, é um dos parceiros da Taça das Favelas.

Governador Wilson Witzel, durante entrega do troféus aos campeões da Taça das Favelas, no Palácio Guanabara.

Governador Wilson Witzel, durante entrega do troféus aos campeões da Taça das Favelas, no Palácio Guanabara.

– Quero parabenizar todos vocês pelo brilhante trabalho que fizeram na Taça das Favelas. O esporte é fundamental para gerar cada vez mais novos atletas em todas as modalidades. Estamos trabalhando para recuperar o nosso estado para que vocês tenham mais oportunidades, inclusive, para aqueles que não forem seguir a carreira de jogador e partirem para outra iniciativa profissional. O esporte nos dá garra, vontade de vencer e de se aperfeiçoar cada vez mais – disse o governador.

Organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), a competição está na oitava edição e reúne, ao todo, 240 comunidades do estado. O fundador da Cufa, Celso Athayde, lembrou que a competição esportiva teve início como uma alternativa para integrar as comunidades e, atualmente, já se expandiu pelo país.

– Este é um momento simbólico e importante, pois nosso trabalho é desenvolver uma agenda positiva para as favelas. Quando criamos este projeto, há oito anos, nosso objetivo era juntar os jovens moradores de favelas para que meninos e meninas pudessem interagir diante das dificuldades nos territórios. Hoje, o projeto, de tão certo que deu, está em 10 estados do Brasil e, só no Rio de Janeiro, mobiliza 96 mil jovens – afirmou Athayde.

Destaques das equipes campeãs

A final, realizada no estádio do Bangu, consagrou as equipes do Gogó da Ema e Curral das Éguas como as grandes campeãs do torneio. Representando, respectivamente, o município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e o bairro de Realengo, na Zona Oeste da capital, os times mostraram talento durante a competição.

Nesta terça-feira (30), os jogadores e jogadoras das equipes campeãs vão visitar o Cristo Redentor, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo.

Fotos: Paulo Vitor/Divulgação

Aloma Carvalho