Belford Roxo forma alunos do projeto Jovem Alerta

junho 11, 2019 /

Cerca de 50 alunos do Projeto Jovem Alerta se formaram na última segunda-feira (11), no bairro Lote XV, em Belford Roxo. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que tem como objetivo preparar jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho. As aulas têm a duração de três meses, com encontros semanais e assuntos voltados sempre para o mundo do mercado de trabalho, saúde, cidadania, preconceito, entre outros. Os alunos puderam entender mais sobre processo seletivo, entrevistas em grupo ou individuais, como confeccionar currículo e muito mais. Ainda durante a formatura, os jovens fizeram homenagens para a professora Dayse Lucy em forma de texto, rima e música. A professora também homenageou os alunos com um vídeo. O projeto já formou alunos no Xavantes e Wona.

Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, a parceria com o CIEE acontece desde 2017. “O projeto tem dado muito resultado. Parcerias como esta fazem com que os jovens entendam seu papel na sociedade e como se portar no mercado de trabalho”, finalizou.

A formanda Amanda de Souza, 16 anos, participou das aulas e antes mesmo de se formar já conseguiu um estágio. “O curso foi muito bom. Eu já estava querendo arrumar um emprego e com o projeto, aprendi muitas dicas. Estou muito feliz de ter conseguido um estágio no Jovem Aprendiz”, exaltou. João Sodré, 15, descobriu o projeto pela escola. “Alguns funcionários do CRAS foram até a minha escola e nos informaram sobre o projeto. Foi uma experiência única. Discutimos sobre diversos assuntos e recebemos muitas dicas. Entrei com uma mentalidade e sai com outra”, informou.

Jovem Alerta

Em 2018, o Programa Jovem Alerta esteve presente em 15 municípios, certificando 16.465 jovens, num total de 104 grupos. Para participar do projeto, os interessados devem estar cursando o ensino fundamental, médio ou já tenham concluído o ensino médio. O candidato deve levar ainda os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. É necessário também deixar o número de um telefone e o e-mail para contato.

Aloma Carvalho