Atendente virtual dá dicas sobre coronavírus no Rio

abril 3, 2020 /

O assistente virtual “Sesin Responde” foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro com o objetivo de tirar dúvidas da população, em tempo real, sobre o novo coronavírus. Na ferramenta interativa, Sesin, o mascote da SES, explica os sintomas da Covid-19 e, com o relato do usuário sobre o que está sentindo, indica se deve procurar atendimento médico ou permanecer em quarentena.

A plataforma online pode ser acessada por um código QR ou pelo link chat.saude.rj.gov.br. Sem necessidade de cadastro ou integração com redes sociais, o usuário é direcionado para uma página de navegador em que Sesin faz uma triagem dos sintomas apresentados. De acordo com as respostas que o robô recebe, orienta como a pessoa com suspeita de infecção deve proceder. Se houver indicação de consulta com um profissional de saúde, a plataforma encaminha automaticamente o usuário para a Central 160, a central telefônica da SES exclusiva sobre o coronavírus.

O chatbot “Sesin Responde”, está disponível por um código QR ou pelo link chat.saude.rj.gov.br, e a central telefônica 160 funciona gratuitamente 24 horas por dia. Essa semana a SES lançou também o painel painel.saude.rj.gov.br, que faz o monitoramento online de casos de Covid-19 no estado e torna mais acessíveis as informações à população. O site www.coronavirus.rj.gov.br é o canal oficial do Governo do Estado sobre o novo vírus.

Aloma Carvalho