Assistência Social de Queimados bate recorde de atendimentos em 2018

dezembro 19, 2018 /

Cuidar das pessoas e garantir seus direitos de cidadãos têm sido uma das prioridades da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em 2018, o número de famílias com Cadastro Único do Governo Federal atualizado chegou a 18.314. Entre os principais benefícios e programas procurados pelos queimadenses estão: o Bolsa Família, Tarifa Social da Light, Passe Interestadual para idosos e ID Jovem.

Além de novos cadastros e atendimentos continuados, as equipes realizaram visitas domiciliares, encaminhamentos, reuniões socioeducativas, inclusão no CadÚnico, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de orientações, esclarecimentos e atos públicos na Praça Nossa Senhora da Conceição para conscientizar a população de temas como à exploração sexual e o trabalho infantil.

Atualmente, o município conta com nove Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e um Centro de Referência Especializado (CREAS). Enquanto o CRAS previne e trabalha com potenciais riscos através do desenvolvimento das famílias com atividades que fortalecem os vínculos familiares, o CREAS oferece apoio e orientação às pessoas que já estão em situação de risco, ou seja, são vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, etc.

Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, o alcance dos programas sociais é fundamental para as pessoas que estão em vulnerabilidade social. “Queremos que os atendimentos sejam ainda melhores para a população. Com as atividades dos CRAS, CREAS, temos um fortalecimento enorme das políticas públicas de assistência. Para o próximo ano, queremos expandir ainda mais o nosso atendimento”, concluiu.

Aloma Carvalho