Alunos de Queimados revitalizam praça no bairro Vila do Tinguá

novembro 22, 2019 /

Cultura, arte e aprendizado, esses foram os ingredientes utilizados para revitalizar a cidade de Queimados. Uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Duratex transformou a Praça do Cezinha, no bairro Vila do Tinguá, em um ambiente colorido e aconchegante através do projeto ‘Cidades Inteligentes’. O local, que é point dos jovens queimadenses, recebeu muitas cores, mil mudas de plantas, novo mobiliário e wi-fi gratuito. A grande festa de inauguração do espaço será neste sábado (23), às 10h, com direito a música, sarau, palestras e outras atrações.

O município de Queimados é o único do estado do Rio de Janeiro a receber a revitalização de um espaço público graças ao projeto. Com patrocínio da Duratex, por meio da marca Deca, a iniciativa visa levar intervenções artísticas e oficinas para os jovens da cidade. Desta vez, os escolhidos para colocar a mão da massa foram os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Oscar Weinschenck.

Ao todo, 35 estudantes participaram de aulas teóricas de grafite e pintura, mobiliário urbano e designer de paisagismo para mudar a praça, que fica em frente ao local onde estudam diariamente. “Esse projeto vai além de revitalizar uma praça pública. O objetivo central é levar cultura e conhecimento para os jovens através de intervenções artísticas. Todos que estão colaborando receberão um certificado de participação”, explicou o representante da Numen Produtora, Gabriel Oliveira.

Com satisfação pelo trabalho realizado, a aluna Neide Lima (56) afirmou estar muito feliz por participar do projeto e ajudar na repaginação da cidade. “Aqui estou fazendo o que eu mais amo que é aprender, plantar e pintar”, declarou a moradora do bairro Palestra, que voltou a estudar para incentivar os netos e dar orgulho ao filho.

Aloma Carvalho