Agetransp promove seminário e debate a prevenção de riscos e a gestão de emergências no transporte

maio 22, 2019 /

 

 O objetivo é propor recomendações para o aperfeiçoamento dos sistemas de prevenção de risco e gestão de situações emergenciais no transporte de alta capacidade

A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) promove amanhã (22/5), das 8h30 às 18h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o seminário “Diálogo Regulatório”. O evento reunirá agentes públicos e privados ligados à temática de segurança do sistema de transporte para debater melhores protocolos de atuação, tanto para evitar os riscos de acidentes, como também o plano de ação em caso de um incidente mais grave.

Murilo Leal, presidente da Agetransp

 

O seminário será dividido em quatro painéis: “O Cenário Atual da Prevenção e o Gerenciamento de Riscos no Brasil, “Os Sistemas de Gerenciamento”, “A Prevenção de Riscos nos Transportes Públicos de Alta Capacidade” e o quarto painel, “Um Olhar Para o Futuro Sobre a Prevenção e a Gestão de Riscos”.

Para participar do evento, a Agetransp selecionou um grupo de professores, juristas e técnicos para o debate, com a presença dos professores Gerardo Portela (Coppe/UFRJ) e Carlos Serman (Uerj); dos procuradores do Estado Flávio Willeman e Sérgio Neves; do coronel Roberto Robadey, secretário de Defesa Civil, do coronel George Freitas, do Centro de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro; do tenente-coronel aviador Ivan Pedro Leal Silva, chefe do III Seripa da Aeronáutica; e do gerente do Centro de Operação do Rio de Janeiro, Alexandre Cardeman.

De acordo com o conselheiro presidente da Agetransp, Murilo Leal, o seminário Diálogo Regulatório reforça o caráter de transparência e de participação da sociedade na nova administração da agência.

– Nós queremos ouvir a sociedade, os especialistas e o público em geral, na busca por soluções em relação aos fatos graves, como acidentes e incidentes, que estão ocorrendo no Rio de Janeiro e em todo o país – analisa Murilo Leal.

 

PAINEL 1 – CENÁRIO ATUAL DA PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRASIL

“Aspectos Jurídicos e Institucionais sobre Prevenção e o Gerenciamento de Riscos no Brasil” – Procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Willeman.

“Normas e Procedimentos consagrados na prevenção e na gestão de riscos” – Tenente-Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva – Chefe do III SERIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Mediador: Conselheiro Carlos Correia

PAINEL 2 – SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 

 

“Componentes, Métodos e Práticas Usuais de um Sistema de Gerenciamento de Risco Contemporâneo e Eficiente” – Professor da Coppe-UFRJ Gerardo Portela.

“Memória, Experiências e Lições no Gerenciamento de Riscos” – Secretário de Estado de Defesa Civil Coronel Roberto Robadey.

“Protocolos e Procedimentos no Gerenciamento de Riscos” – Subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Polícia Militar,  Coronel George Freitas.

 

Mediadora: Conselheira Aline Paola Câmara de Almeida

 

PAINEL 3 – PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS DE ALTA CAPACIDADE

 

“Referências Normativas de Prevenção e Gestão de Riscos nos Transportes Concedidos do Estado do Rio de Janeiro” -Procurador da Agetransp, Mário Eduardo Macêdo Moura Neto.

 

“Mecanismos, Instrumentos, Procedimentos e Protocolos na Administração de Riscos nos Transportes Concedidos do Estado do Rio de Janeiro” – Gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado do Metrô Rio, Diego Garcia / Gerente de Segurança e Auditoria de Tráfego da Supervia, engenheira Maria Dulce de Castro/ Gerentes da CCR Barcas, Paula Magalhães e Tiago Terra.

Mediador: Conselheiro Vicente Loureiro

 

PAINEL 4 – PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS: UM OLHAR PARA O FUTURO

 

“Instrumentos de Aprimoramento na Prevenção e Gestão de Riscos” – Professor-UERJ, Carlos Serman.

“O Uso da Tecnologia na Prevenção e Gestão de Riscos” – Subsecretaria de Defesa Civil, Tenente-Coronel Alexandre Silveira de Souza.

“Experiência de governança e de articulação na gestão de situações emergenciais” – Gerente do Centro de Operações do Rio de Janeiro, Alexandre Cardeman.

 

Mediador: Conselheiro Murilo Leal

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.