807,7 mil pessoas são imunizadas contra a gripe no estado do Rio de Janeiro; Em Nova Iguaçu a vacinação está suspensa

março 30, 2020 /

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou no fim da tarde de hoje (30) que, durante a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, imunizou 807.701 pessoas em todo o território fluminense. Desse total, 683.740 (84,6%) doses foram aplicadas em idosos, que é o público-alvo nesta etapa da campanha, assim como os profissionais da saúde.

Até o momento, a SES já disponibilizou 2,2 milhões de doses para os 92 municípios do estado. E reforça que aguarda a chegada de novos lotes da vacina para fazer mais uma distribuição às cidades. A competência de entrega de imunizantes aos estados é do Ministério da Saúde; aos estados, por sua vez, compete distribuí-las às prefeituras.

Na última terça-feira (24), a SES mudou a estratégia de vacinação contra a gripe, para evitar aglomerações nos postos de saúde. O esquema, dividido por faixas etárias, começou priorizando idosos com 80 anos ou mais. Desta segunda-feira até 3 de abril, será a vez de pessoas com idades entre 70 e 79 anos; e, de 06 a 14 de abril, indivíduos que tenham entre 60 e 69 anos. A partir do dia 15, a imunização poderá ser feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Vacinação suspensa em Nova Iguaçu

Devido ao esgotamento da vacina H1N1 nos postos de saúde, a imunização contra a gripe foi suspensa em Nova Iguaçu. Desde o início da campanha, no último dia 23, muitos iguaçuanos procuraram as unidades de saúde para vacinação. Segundo a Prefeitura municipal,em uma semana, foram aplicadas cerca de 58 mil doses só na primeira semana da ação, o que representa o dobro do esperado em comparação aos primeiros dias de campanhas anteriores. Conforme o calendário estipulado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, já foram vacinados profissionais da saúde e idosos, público-alvo desta primeira etapa.

A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou novas doses ao Governo do Estado, responsável pela distribuição dos lotes comprados pelo Ministério da Saúde, e a expectativa é de que o estoque seja reabastecido nesta terça-feira (31). Dessa forma, a vacinação pode ser retomada na quarta-feira, dia 1º de abril, nos “drive thrus” do Shopping Nova Iguaçu e da unidade Detran do bairro Botafogo e também nas 50 salas de imunização do município.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que nos anos anteriores era realizada na segunda quinzena de abril, foi antecipada para o dia 23 de março por causa do novo coronavírus para imunizar idosos, grupo mais vulnerável à doença. É importante salientar que essa vacinação não é contra a Covid-19, e quem estiver com qualquer sintoma de resfriado ou gripe não deve ser vacinado. A ação vai até 23 de maio.

Confira o calendário de vacinação contra a gripe:*

• 23/3 a 3/4 – Idosos com 80 anos ou mais
• 23/3 a 27/3 – Idosos entre 70 e 79 anos
• 30/3 a 3/4 – Idosos entre 60 e 69 anos
• 23/3 a 15/4 – profissionais da saúde
• 16/4 a 08/5 – professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
• 9/5 a 23/5 – crianças de 6 meses a menores de 6 anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e funcionários do sistema prisional

*Calendário sujeito à alterações de acordo com o prazo para normalização do envio de remessas junto ao Estado.

Aloma Carvalho